Alimentação saudável

Alimentação saudável combate o câncer
Uma vida saudável é resultado de uma constante conduta preventiva. A boa alimentação, por exemplo, é essencial desde os primeiros anos de vida. A visita ao médico com regularidade, ficar atento aos sinais do corpo, praticar exercícios físicos, evitar vícios como o fumo e o álcool são atitudes que ajudam a prevenir o surgimento de inúmeras doenças, como o câncer. Alimentação deficiente em nutrientes e em substâncias protetoras oferece maior risco para o câncer se instalar no seu organismo.Os principais fatores que aumentam as possibilidades do aparecimento da doença são: o baixo consumo de fibras e altos níveis de gorduras no organismo. A dieta preventiva contra o câncer é feita à base de frutas, verduras, legumes e grãos com baixa quantidade de gorduras e calorias. É ideal também para quem sofre de hipertensão, colesterol alto ou diabetes. Quer manter o câncer longe de você? Uma boa alimentação e hábitos saudáveis podem reduzir o risco de contrair muitos tipos de câncer. Confira algumas dicas valiosas: - Os alimentos ricos em ferro (encontrado no leite materno, feijão, lentilha, folhas verde- escuras e carnes vermelhas) tornam o sangue mais forte e contribuem para prevenir a anemia. Devem ser ingeridos em associação com frutas ricas em vitamina C (laranja, limão, acerola, caju, por exemplo). Esta combinação – comer feijão e tomar uma limonada, por exemplo, é importante, porque a vitamina C fortalece o organismo e ajuda na absorção do ferro. - O mesmo não vale para leite e derivados: o cálcio que eles contém impedem que o organismo extraia o ferro dos alimentos. Assim, evite tomar leite e comer alimentos ricos em ferro na mesma refeição. - Os alimentos ricos em vitamina A (os de cores verde, amarela e alaranjada) são ótimos para a visão e pele, além de proteger contra a diarréia e alguns tipos de câncer. Calcula-se que 1 em cada 3 casos de câncer pode ser prevenido adotando uma alimentação saudável, mantendo peso normal e fazendo atividade física ao longo da vida.
5 Refeições
Mesmo tendo exagerado nos dias anteriores, faça, pelo menos, 5 refeições por dia.
Dieta
Evite dietas milagrosas em que há uma grande eliminação de peso em um curto período de tempo.
Alimentação
Não faça uma alimentação baseada em um único tipo de alimento ou nutriente.
Pequenos lanches
Pequenos lanches entre as refeições principais irão evitar a vontade de devorar o primeiro prato que encontrar pela frente.
Não belisque
Não belisque entre as refeições.
Esqueça
Esqueça dos snacks (salgadinhos) e da bolacha recheada.
Escritório
Deixe na gaveta do escritório barrinha de cereais, bolacha integral (ingira, no máximo, 3 unidades).
Frutas e iogurtes
Frutas e iogurtes light são excelentes lanches.
Vá devagar com doces
Se tiver vontade de comer um doce, coma-o. Mas lembre-se: somente um pedaço ou unidade. Isso é melhor do que devorar uma caixa de bombom no final do dia.
Capriche na salada
Comece sempre a refeição com um caprichado prato de saladas.
Óleos
Evite o uso de óleos para temperar as saladas. Use vinagre ou suco de limão.